
MIOMBO: Presidente Nyusi Lança a iniciativa, “A floresta do Grande Zambeze” e apela a Gestão Sustentável da Floresta do Miombo
Lançada a 5 de Agosto de 2022, pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, a iniciativa sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo designada “MIOMBO: A floresta do Grande Zambeze.”
A iniciativa foi lançada no decurso da Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo que teve a duração de dois dias, 4 e 5 de Agosto corrente.
No decurso do seu discurso o Presidente Nyusi apelou que num contexto de ameaças decorrentes das mudanças climáticas, é crucial que façamos uma gestão sustentável e integrada das florestas, particularmente do miombo.
Em Moçambique, onde as florestas cobrem quase metade do país, as áreas com miombo representam 82 por cento, e esta é a principal fonte de água doce, alimentos, abrigo, energia eléctrica, madeira, turismo, peixe, plantas medicinais e muitas outras vantagens. O miombo é, também, fonte de emprego, de renda das comunidades.
Se não forem tomadas medidas agora, estima-se que 40 por cento da floresta poderão ser perdidos até 2050. Anualmente, estamos a perder cerca de 1,27 milhão de hectares da área coberta pelo miombo, já não nos podemos dar ao luxo de ficar parados, temos de agir agora para proteger a floresta do miombo, promovendo práticas sustentáveis e soluções baseadas no ecossistema.
Na sessão de Alto Nível da Conferência Regional sobre Maneio Sustentável e Integrado do Miombo que dirigi hoje, deixei claro que precisamos de rever e aperfeiçoar as nossas políticas e estratégias de conservação. Precisamos de políticas que encorajem a criação de emprego sustentável, mobilizem o investimento privado, incentivem e capacitem as comunidades locais para estarem na dianteira da promoção de sustentabilidade das florestas. Temos que trabalhar juntos para enfrentar a maior das ameaças à humanidade.